27 de novembro de 2016

A verdade (negra) da Black Friday

Depois de ver a loucura em que este país andou ao longo de sexta, sábado e hoje, acho que o que me aconteceu (e presumo ter acontecido a muitas e muitos, principalmente no dia 25 - o próprio dia em que assinalava a Black Friday) mostra como algumas marcas e lojas tratam o cliente, achando que somos todos estúpidos e que ninguém repara nestes pequeninos "embustes" de que somos vítimas.

Andei a semana toda com dois artigos no meu carrinho de compras da Zara online - um sobretudo e um par de ténis - mas, como nunca digo que não a um desconto, antes de processar a encomenda lembrei-me que na sexta-feira seria a Black Friday, logo a loja iria estar com 20% de desconto em tudo. Aquele tipo de idiotices de "ah, se posso poupar uns euros, aguento até sexta à meia noite e faço a compra um pouco mais baratinha". #quegrandeingénua

Pois é, fui verificando todos os dias que os artigos ainda estavam disponíveis, ainda adicionei mais uma ou outra coisa que me apetecia comprar e, quinta-feira à noite lá me preparei para despachar a coisa assim que o desconto estivesse disponível.

A loja online ficou inativa durante algum tempo e um pouco antes da meia-noite foi reativada, já com a promoção de 20% de desconto em tudo "a valer". Tinha chegado o momento!

Pois é, tinha, não tinha? Só que tudo o que eu tinha no carrinho estava, extraordinariamente, sem stock. O casaco, os ténis, as camisolas... tudo! Só havia um artigo que estava disponível, tudo o resto tinha sido "varrido" da loja, em menos de nada.

Esbofeteei-me mentalmente algumas vezes por ter achado que era mais esperta que os outros e fui à minha vida, tratar de outras compras da Black Friday que valiam muito mais a pena - curiosamente nenhuma em lojas do território português. Ainda tentei comprar umas coisas na Omnia mas aí o descalabro foi tal que perdi a vontade de lá voltar até hoje.

Para além disso, a grande maioria de marcas e lojas vão manter-se com descontos semelhantes nos próximos dias por isso não percebo as filas que quase me impossibilitaram de ir ao supermercado - sim, comprar comida - nesse fatídico dia.

Há pouco, e por mera curiosidade, fui espreitar a loja online da Zara e, espantem-se, o sobretudo estava lá, outra vez disponível no meu tamanho. E os ténis. E o resto da coisas! Incrível, a Inditex trabalha tanto que até ao domingo conseguem repor stock e fazer aparecer peças que, há dois dias, estavam esgotadíssimas!

É triste que estas coisas aconteçam e que as marcas façam isto. Mais valia selecionarem algumas peças e aplicarem-lhes o respetivo desconto, em vez de dizerem que a promoção inclui tudo mas esconderem muitos artigos para que não os possamos comprar mais baratos.

Não sei se isto terá acontecido a mais alguém e se estou enganada, posso ter sido só eu (não acredito), o que revelaria uma grande pontaria da minha parte mas julgo que não, infelizmente.

Bem, posso-vos dizer que, ainda assim, fiz bons "negócios" esta Black Friday, tendo sido um deles na Deciem que está com 60% numa série de kits de todas as marcas do grupo e que valem bem a pena (ainda estão a tempo de ir lá espreitar).

Portanto, Black Friday a valer é nos States e afins, porque cá, é o festival do costume! Boas compras!

2 comentários:

  1. Estou danada com a Zara e com a Blackfriday. Como tu tinha o meu carrinho pronto e na hora de fazer a encomenda com desconto, tudo correu bem. Recebo no domingo um email a informar que a encomenda foi cancelada sem sequer fazerem alusão ao motivo. Quando os contatei disseram que houve um erro na comunicação à loja do tipo de pagamento... um erro deles, já que paguei com paypal e o recibo de pagamento foi enviado de imediato. Fiquei sem artigos que agora estão todos esgotados e sem possibilidade de usufruir de descontos nestes ou outros artigos!
    Em relação ao que te aconteceu este ano não reparei em nada, mas o ano passado arrisquei esperar pela blackfriday para comprar umas calças em pele, que desapareceram. Passados os descontos, apareceram novamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena e acaba por ser um pouco idiota porque são só 20% de desconto, o que em algumas peças significa uma alteração de preço baixíssima, mas pronto, toda a gente adora descontos e eu não sou exceção. Bj

      Eliminar

Obrigada pela visita! ;-)