29 de dezembro de 2015

O ano sem compras - afinal como correu?

Há um ano, sentada à frente deste computador, e após os excessos das compras de Natal e de uma valente limpeza e arrumação de toda a minha coleção de maquilhagem e cosméticos, decidi fazer um teste à minha pessoa e perceber até que ponto aguentaria um ano de contenção a nível de comprar coisas novas. Neste post dei conta das minhas intenções e fiz votos para que o ano de 2015 passasse depressa, pois já esperava que não fosse fácil para mim gerir a avalanche de lançamentos de maquilhagem, cremes e afins sem ter a "liberdade" de comprar aquilo que me apetecesse.

Penso que a principal questão será: mas compraste ou não? Posso responder sim e não, sem problemas. Sim, comprei algumas coisas, principalmente para substituir outras que fui terminando este ano. Não, cortei-me muitas e muitas vezes já que passei a analisar bem as minhas decisões antes de abrir a carteira.
Tive a sorte de ter pessoas à minha volta que perceberam a minha "agonia", almas bem intencionadas que foram fornecendo um toque de novidade aos meus looks de maquilhagem de 2015, evitando desvarios da minha parte. Essa foi uma das partes mais agradáveis deste processo. Afinal nem toda a gente que me rodeia acha ridícula esta paixão e, de forma solidária, tornaram este ano bem mais agradável.

Destes 365 dias retiro dois grandes pontos positivos: um, conseguir terminar muuuitos produtos que tinha abertos e sentir verdadeira satisfação de cada vez que usava pela última vez um produto. Para além disso, foi giro escolher qual seria o substituto para o "finado" do momento, já que ao saber que só podia comprar um produto de cada vez, era imperativo escolher bem. Dois, perceber que não "preciso" de todas as novidades que são cuspidas pela indústria da beleza e da maquilhagem, que na minha coleção há coisas lindíssimas que devo aproveitar e utilizar, desfrutando delas e brincando na criação de novos looks - afinal a maquilhagem serve para isso mesmo, para nos divertirmos com ela e sentirmo-nos bem ao usá-la. Para quê ter 20 bases diferentes na gaveta se só tenho uma cara? Será que a nova base que saiu este mês é assim tão diferente da que a marca tinha lançada há um ano atrás? Quantos batons encarnados diferentes podemos ter?
O mercado, seja ele qual for, está pensado desta forma. As marcas criam necessidades nos consumidores, vontade de gastar dinheiro em coisas novas, mesmo que as que já têm em suas casas estejam em perfeitas condições. Isto, toda a gente sabe.

Agora que esta imposição passou (e já nestes último meses notei isso) a minha primeira pergunta antes de comprar o que quer que seja vai ser: preciso mesmo disto? Não há nada que já tenha que seja parecido/ sirva para o mesmo/ tenha a mesma cor ou acabamento?
Depois, deixo passar algum tempo e vou tentando perceber se continuo a pensar em comprar o produto ou se não passou de um impulso. Passei a procurar o dobro das opiniões sobre as coisas antes de comprar, para tentar perceber se vale mesmo a pena ou não.

Sei que nem sempre vai ser assim, que irei ceder a algumas tentações mas a vida também precisa desses momentos. Como em tudo na vida, não podemos calcular ao milímetro aquilo que fazemos 24 horas por dia. Mas também sei que a minha coleção presentemente está baseada em critérios de qualidade e não de quantidade e que se vai manter assim durante muito tempo. Agora que penso nisso, uma das coisas que menos comprei este ano foram produtos de pouca qualidade, daqueles que só nos chamam a atenção pelo preço. Continuam a existir boas pechinchas, produtos que nos surpreendem pela fantástica relação qualidade/ preço mas já não tenho gavetas cheias de coisas que não uso por não gostar delas ou por me arrepender de as ter comprado, apesar de terem sido hiper, mega baratas.

Custou? Sim, muito.
Foi positivo? Mais ainda.
E agora? Agora, que venham as compras - mas com moderação e, principalmente, moderação. Muita!

3 comentários:

  1. Boa! Fico contente como tua seguidora! Acho que vai ser uma mais valia, não só para ti como para o blog e para todas nós que passamos por aqui. ;)

    ResponderEliminar
  2. Oi, Susana. Gostei muito de ler esse seu post, já que eu tomei a mesma decisão em relação a 2016. Não comprar nenhuma maquiagem nova e aproveitar e usar melhor o que já tenho. Seu post me animou ainda mais em relação a esse objetivo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fê. É difícil porque há sempre muitos produtos a serem lançados, coisas que gostávamos de experimentar... Mas eu já tinha tanta coisa que tive de fazer um esforço e "limpar" as gavetas antes de começar a acumular mais produtos. Dá sempre para ir comprando alguma coisa (no meu caso foi mais de tratamento, nessa categoria acabei com muuuuita tralha que tinha por aqui) mas há sempre quem nos ofereça qualquer coisinha, só para acalmar a vontade, mesmo. ;-)

      Eliminar

Obrigada pela visita! ;-)