30 de setembro de 2015

Comprar em lojas dos EUA - o que fazer quando não enviam para Portugal

Hoje chegou a minha encomenda da ColourPop! A marca americana que tem andado por tudo o que é canal do YouTube teima em não fazer envios para Portugal mas a vontade de experimentar alguns produtos era muita. Em cima, a minha dealer dos Estados Unidos deixou-se dessas andanças (olá Pipa!!!) e eu comecei a pensar que era mercado que teria de esquecer.
De repente, uma luz ao fundo do túnel!!!! Como sigo vários canais de bloggers espanhola, comecei a ouvir falar na página Shipito e no facto de muitas delas estarem a usar os seus serviços para conseguirem produtos de marcas que não enviam para terras espanholas.

A Shipito permite que façamos compras em lojas americanas, disponibilizando para nós um endereço nos EUA e, quando recebe o nosso pedido, reenvia-o até à nossa morada em Portugal. Os gastos de envio cobrados não são os mais baratos mas também não são proibitivos e esta é uma forma de conseguirmos deitar as nossas mãozinhas em marcas que, de outra forma, seria impossível obter.

O primeiro passo será abrir uma conta no site. Os passos são normalíssimos e em nada diferem dos
seguido para efetuar um registo noutro site qualquer.


 Precisamos de escolher o tipo de conta que queremos - a primeira, com pacotes individuais, ou seja, só podemos ter um pedido guardado no armazém de cada vez - a segunda, que nos permite armazenar vários pedidos ao mesmo tempo e ter vários pedidos enviados para Portugal em simultâneo, mas que requer uma espécie de assinatura, mensal ou anual, que varia entre os 10 e os 50 dólares.




Temos de escolher a morada que preferimos usar para recolher as nossas encomendas - o site tem morada no Nevada, na Califórnia e também na Europa, na Áustria, para quem precisa do serviço oposto. Eu selecionei a morada no Nevada.

Quando a nossa conta estiver criada, temos de carregar um valor (que será mais tarde usado para o envio de um pedido) e que pode ser de 5 dólares. Ainda assim, recomendo carregar com um valor um pouco mais alto, já que com 5 dólares não vamos ter um montante suficiente para que a Shipito nos remeta uma encomenda.

O carregamento da conta pode ser feito através da Paypal, o método que eu uso sempre. O dinheiro fica imediatamente disponível.
Podemos, finalmente, fazer a nossa compra no site que queiramos. Não nos podemos esquecer é de usar a nossa morada do Shipito, não a nossa morada em Portugal. Abrem-se as portas de lojas como a ColourPop, a Sephora americana e tantas outras.

Feito o pedido, é só esperar que ele chegue à morada do Shipito. Se quiserem, podem instalar a aplicação também no telemóvel e assim vão acompanhando tudo muito mais facilmente.

Assim que chega a vossa caixa, é-vos enviado um e-mail com essa informação e duas fotografias da embalagem. 



Podem consultar tudo no site, também.




É aí que começa a segunda parte da aventura. Para o Shipito proceder ao envio da nossa encomenda, é necessário seguir uma série de passos:

Preencher a declaração da alfândega (com o valor da encomenda - coloquei 25 dólares -, o conteúdo da mesma - escolhi Arts Supply - e se a embalagem contém baterias Li-ion - não, claro.


Escolher o tipo de envio (este, por exemplo custou 9 dólares, mais ou menos - uns 7/ 8 euros, aos que teremos que adicionar 1 dólar pelo serviço do Shipito)


E se queremos que o envio tenha seguro (eu prescindi deste passo)

Quando tudo estiver completo, todos os pontos da caixa estarão a verde e a nossa estará pronta a seguir.



Um ou dois dias depois, teremos recebido um código de seguimento e poderemos ver onde anda o nosso pedido.


No site, o pacote terá passado para a categoria de "enviado". Como se pode ver, o meu pedido foi enviado no dia 5 de Setembro e chegou a minha casa 24 dias depois. Fui seguindo tudo através da aplicação para o telemóvel e consegui ver, por exemplo, quando é que a encomenda chegou a Portugal e quanto tempo esteve no controlo alfandegário (foi rapidíssimo, neste caso).









Quando o pedido tiver chegado a nossa casa, deveremos indicar no site que o recebemos e pede-nos que façamos uma avaliação do serviço.



E pronto, após umas semanitas de espera, o meu pedido chegou, são e salvo e sem parar na alfândega mas isso, claro, dependerá daquilo que pedirmos. Embalagens de grandes dimensões serão alvo de mais atenção. 
Ainda me sobraram 4 dólares e qualquer coisa que poderei usar noutro pedido qualquer que entretanto faça. Como a maioria das lojas americanas têm portes grátis para moradas dentro do território, a única coisa que teremos de pagar será mesmo a taxa de envio do Shipito. Tendo a conta a nossa limitação por vivermos em Portugal, não me parece que seja muito caro.

A primeira utilização do serviço Shipito correu lindamente. Outras se seguirão, certamente.
Ficaram com vontade de arriscar??







10 comentários:

  1. Olá :) Eu já conhecia o site da Shipito mas nunca liguei ao serviço porque ao fazer uma simulação de envio o valor mínimo que me aparecia era sempre acima de 20$ pois não sabia bem que dimensões colocar. Essa parte das dimensões são eles que preenchem quando recebem a encomenda? E já agora outra questão, o valor dos portes não interfere com o tal valor máximo que as encomendas podem ter (22€ acho eu) para não serem taxados na alfândega? Obrigado ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, as dimensões são eles que nos dão logo (pelo menos não me lembro de me ter sequer preocupado com isso). Os 22€ estipulados já incluem os portes de envio mas a minha encomenda ultrapassava largamente esse valor e não houve problema nenhum. Posso ter tido sorte... A caixa era pequena, deve ter passado discretamente. Temos que ter cuidado e não pedir coisas que acabem por dar na vistas, penso eu. Beijinhos

      Eliminar
  2. Que giro, eu também fiquei a conhecer a Shipito através de uma blogger que comprou Colour Pop, neste caso a Killer Colours da Suécia. Também já usei o site e a minha experiência foi positiva como a tua. Uma vantagem acrescida é que te guardam a encomenda por 180 dias sem custos. No meu caso encomendei na ColourPop antes de ir de férias, deixei a encomenda no armazenamento e só depois de voltar é que pedi a expedição na Shipito. Correu tudo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu andei a aguentar-me mas decidi arriscar e estou satisfeita. Acho que é para repetir. Próximo passo: Sephora, provavelmente.

      Eliminar
  3. Adorei este post! As informações são preciosas! Já conhecia o site mas nunca tive coragem de encomendar por falta de conhecimento, confesso. A minha única questão ainda é se dá para enviar em modo gift de forma a baixar as probabilidades de pagar taxas alfandegárias. Estou um pouco "escaldada" com estas taxas porque, nas minhas últimas encomendas, tenho pago sempre imenso dinheiro extra :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá, dá! Apesar de não ser garantido que colocar na encomenda "gift" seja sinónimo de passagem limpa pela alfândega, fui exatamente isso que pus. O pânico que sentimos por causa das taxas não tem preço...

      Eliminar
  4. Já tinha ouvido falar, mas fiquei sempre com algum receio de experimentar. Agora que já "conheço" alguém que testou o serviço sou capaz de arriscar.
    Sobre as taxas alfandegárias e para não terem surpresas há uma forma de as calcular que tem funcionado sempre bem comigo.

    http://www.dutycalculator.com/new-import-duty-and-tax-calculation/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que bela sugestão! Obrigada!!!! O serviço, ao que parece, funciona bem. Quando o pedido chega a Portugal é que as nossas pernas começam a tremer...

      Eliminar
  5. Olá! Estou com uma dúvida, quando se efectua a encomenda, tem de ser feita através do site do Shipito ou pela ColourPop?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora já se pode encomendar diretamente pela Colorpop porque eles já enviam para Portugal!

      Eliminar

Obrigada pela visita! ;-)