14 de junho de 2015

Água Micelar - razões pelas quais deixei de a usar

A água micelar anda por todo o lado. Toda a gente usa, todas as marcas têm uma, é uma febre. Também eu me converti à água micelar e tenho três diferentes cá em casa. Mas, deixei de as usar, praticamente. Porquê?

Antes de me explicar, vamos lá tentar perceber o que é a água micelar. Não é um tónico, não é um produto de limpeza facial puro e duro, é uma solução que, ao conter moléculas solúveis em água e em lípidos, absorve as partículas de sujidade , arrastando-as da pele. Há pessoas que a usam para limpar a cara toda, de manhã, por exemplo; outras usam-na um pouco para tudo - retirar a maquilhagem dos olhos e dos lábios, a base ou tudo o que pusemos na pele, o protetor solar ou apenas para corrigir uma falha ou outra ao aplicar maquilhagem.

Então mas se é um produto assim tão versátil, por que razão já não a uso?
A água micelar, apesar de retirar bem a maquilhagem, não deixa a pele completamente limpa. Já experimentaram passar mais um disco de algodão pela cara, quando acham que já retiraram tudo e a pele parece limpa? Há sempre qualquer resíduo que fica, infelizmente. Temos sempre que passar a uma segunda ronda, com um bálsamo, um óleo de limpeza, ou outro produto que deixe a nossa cara bem limpa.
De manhã, como estas águas retiram tudo o que está na pele, deixa-a tudo menos confortável e hidratada, como se estivesse desprovida dos seus óleos naturais, que lhe fazem falta para manter o seu equilíbrio.
Atenção que pode haver muita gente que se sinta muito bem a usar estas águas e que não concorde com o que estou a escrever mas a verdade é que, para mim, a água micelar não funciona como produto exclusivo para limpar a pele.


Quando, durante o ano passado, a minha cara estava cheia de bolinhas de gordura internas, algumas mais dolorosas, outras apenas horríveis de se sentir quando passava a mão pela cara (ah, e horríveis de se ver, também), a minha rotina de limpeza e/ ou remoção da maquilhagem passava muito por este produto. Normalmente associado a um gel de limpeza, daqueles que fazem muita espuma, caraterística que assumimos estar a deixar pele limpinha, limpinha. Depois, o mais certo era usar um creme hidratante para pele mista ou oleosa e estava feito. O objetivo era controlar a produção de oleosidade da pele, aquilo que eu achava que estava a descontrolar a minha cara.

O desespero chegou a um ponto tal que comecei à procura de uma razão, para além de uma excessiva produção de gordura da pele, e a resposta que encontrei não poderia ser mais espantosa.
A minha cara estava tão desprovida de óleo natural, de hidratação e nutrição, que cada vez produzia mais gordura para tentar compensar essa lacuna. Como eu só a limpava que nem uma maluca mas não repunha nada a nível de hidratação, o desequilíbrio era cada vez mais acentuado e a pele estava cada vez pior.
Troquei tudo o que estava a usar mas, principalmente, alterei a minha maneira de limpar a pele. Agora privilegio óleos, bálsamos e não uso nada que faça espuma ou que seja destinado para peles oleosas e/ ou jovens, apesar da minha pele continuar a ser mista.
E tem funcionado.

Como continuo, então, a usar as três águas micelares que tenho em casa?




Já sei que assim me vão durar uma eternidade mas só uso água micelar em duas situações: se a maquilhagem dos olhos ou dos lábios for tão difícil de tirar que necessite de um empurrãozinho e de uma passagem com um algodão; ou para limpar algum deslize quando estou a maquilhar-me. Para isso é ótima.
E pronto, é isto. As fãs da água micelar, se se dão bem com ela, continuem a usá-la. Eu, e a minha cara, preferimos mantê-la distante. Presente mas apenas em ocasiões especiais, contadas pelos dedos de uma mão. Por muito prática que seja. Que cara maricas eu tenho!



6 comentários:

  1. Concordo em género, número e grau: estas águas dizem-me muito pouco e passo lindamente sem elas: tenho uma última Bioderma que vai duraaaaaar horrores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha fazem fazem pouco e, principalmente, mal. As minhas devem-se estragar, antes de eu as conseguir terminar.

      Eliminar
  2. Nunca gostei de água micelar mas fui na onda e comprei também o da Garnier a metade do preço, só para tirar as dúvidas, e foi uma tortura enquanto não a acabei, e usava-a em tudo exceto para desmaquilhar o rosto. Desde que a minha pele mista e desidratada começou a usar cleansers e exfoliantes químicos mudou da note para o dia, e está muito melhor, nem se explica. Ainda uso gel de limpeza no rosto, talvez 1 a 2 vezes por semana como segundo cleanser, quando uso como primeiro gesto de limpeza algo mais pesado, como o Ultrabland da Lush, por exemplo, que remove tudo e um par de botas mas depois ele mesmo é difícil de sair!

    ResponderEliminar
  3. A minha pele sempre foi oleosa e neste momento uso duas vezes por dia a água da Bioderma, mas nunca como desmaquilhante. No principio fiquei fascinada com aquilo, parecia super eficaz, mas ultimamente noto que a zona do queixo anda sempre cheia de borbulhas. Mas só esta zona! Terá influencia? Também só uso máscaras e esfoliantes com ácidos e mesmo assim tou sempre cheia de borbulhagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ter mas, tendo em conta que as borbulhas são só no queixo, eu apontaria para uma situação hormonal. De qualquer forma, para além da esfoliação e das máscaras, é importante garantir que a pele está hidratada e confortável porque, tal como me acontece a mim, se abusar da limpeza e afins mas não der de beber à minha cara, ela mais cedo ou mais tarde revolta-se. E que fúria a dela!

      Eliminar

Obrigada pela visita! ;-)