3 de maio de 2015

Dupes no eBay - grande banhada ou grande negócio?

Todos sabemos que cópias e imitações é coisa que não falta por esta internet fora - a China habituou-nos bem neste campo - e no mundo da beleza e maquilhagem cada vez mais encontramos produtos que nos fazem recordar os vendidos pelas principais marcas de cosméticos. 
Confesso que não sou fã de imitações e, das poucas vezes que cedi, acabei por chegar à conclusão que não vale a pena alimentar este negócio e que os originais ainda são os originais.

De qualquer forma, dando uma voltinha pelo eBay, encontram-se inúmeras alternativas que são claras cópias de outros produtos (normalmente de marcas bem conceituadas, e caras), a preços tão ridículos que, só por isso, deixam o meu lado mais curioso a "buzinar".
O mais grave no meio disto tudo é que ainda surgem vendedores que disponibilizam produtos usando a marca e a imagem original dos produtos para venderem itens que são contrafeitos sem que o eBay faça alguma coisa para evitar que isso se passe.

Este kit de pincéis da "Bobbi Brown" - 15 pincéis por menos de 20 euros ( nem um pincel da marca custa isso!!!!)



Também há versões "inspiradas" nas cores da marca:


Ou este pincel extremamente parecido com o 163 da Mac:


Até a Real Techniques, que tem preços super simpáticos, é copiada. Vejam este conjunto:


Ou este:



A Nars é das marcas mais copiadas, aproveitando a fama que todos os seus pincéis têm. Há cópias/ réplicas para todos os gostos.

A Ita:


A Mie:







As marcas gastam imenso dinheiro a tentar lutar contra estas cópias e, coo podemos ver, acaba por ser uma luta algo inglória e penso que será impossível não existir forma de "contornar" a lei e continuar a produzir réplicas. Cabe-nos a nós decidir se vale a pena ou não, tendo em conta que a maioria dos exemplos que escolhi são bastante caros na sua versão original. Eu, para já, prefiro ir construindo a minha colecção de "ferramentas" pouco a pouco mas sempre escolhendo produtos genuínos. Para uma excelente relação preço/ qualidade, a Zoeva continua a ser a minha escolha do momento. Aí sim encontramos pincéis óptimos, sem nos assaltarem a carteira e 100% originais.

2 comentários:

  1. Se esta gente for denunciada, o eBay acaba-lhes com os negócios. Já o fiz duas vezes e continuarei a fazer: é expressamente dito nas regras do eBay que não se permite a comercialização de réplicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que há imensa gente que compra estas coisas. Ainda há bem pouco tempo surgiram uns kits claramente a imitar os pincéis da Real Techniques e houve uma "avalanche" de malta que os mandou vir. Enquanto houver clientela...

      Eliminar

Obrigada pela visita! ;-)