1 de novembro de 2012

Em busca da pele ideal I

Já tinha referido em posts anteriores que a minha pele está a passar por uma fase bastante problemática. Apesar da minha pele ser mista (com tendência a ficar mais oleosa no verão) nunca sofri de acne na adolescência. Uma borbulhita naquela altura do mês e pouco mais... Agora que tenho mais de 30 anos, a minha pele está a revoltar-se e sofre dos mais variados problemas! Devo andar com as hormonas aos pulos...

Antes de me decidir a tomar medidas extremas e consultar um dermatologista que (presumo) me prescreva algum tipo de medicação oral, estou a tentar introduzir produtos na minha rotina diária que ajudem a limpar e corrigir o que de pior se tem passado com a minha pele.

Tenho visto imensos vídeos de gurus no YouTube, lido dezenas de críticas em blogs, ouvido muitas opiniões de amigas mas todas sabemos que nem sempre os mesmos produtos funcionam da mesma forma em pessoas diferentes.

 A minha pele começou por apresentar uma enorme desidratação no queixo e nas maçãs do rosto, com a pele a escamar de vez em quando, mas com oleosidade na testa e na zona do nariz. Ao mesmo tempo, surgiram uma borbulhas internas em toda a cara (à excepção da testa e do nariz). Quando digo internas quero dizer que à vista desarmada parece que tenho a pele limpa mas ao toque e em determinados ângulos ou tipos de luz conseguimos ver que a minha cara está longe de se considerar "limpa".
Esta borbulhas internas podem comportar-se de duas maneiras: ou ficam indefinidamente na minha cara, tornando-se cada vez maiores mas sem nunca "romperem" a pele, ou tornam-se borbulhas vermelhas EXTREMAMENTE dolorosas. Doem mesmo muito, não só quando se toca nelas (o que não se deve fazer!!!) mas constantemente. Depois, deixam uma marca avermelhada que fica na pele durante semanas. Bem, um mimo!

 Decidida a começar por algum lado, a minha primeira opção foi preocupar-me com a limpeza da pele. Uso maquilhagem praticamente todos os dias e tenho receio que isso também não esteja a ajudar por isso comprei um Clarisonic.
Para quem não sabe, o Clarisonic é um aparelho com uma escova que serve para ajudar na limpeza da pele. A escova oscila (ou vibra?) enquanto a passamos pela pele húmida, limpando e fazendo uma exfoliação suave, dependendo da dureza da escova selecionada. Usa-se juntamente a um gel, creme ou mousse de limpeza e é à prova de água, podendo ser usado no duche. A marca afirma que o Clarisonic multiplica por 6 a limpeza da pele manual em apenas 60 segundos




O modelo do meu Clarisonic é o Mia. O Mia é o mais pequeno e portátil, tem apenas uma velocidade mas chega perfeitamente. Agora lançaram o Mia 2, com duas velocidades e um estojo de viagem mas são praticamente iguais.
Existem numa variedade enorme de cores e de três em três meses é aconselhável mudar a escova. Cada recarga custa cerca de 25 dólares mas encontra-se no eBay mais barato. Também se deve limpá-la mais profundamente uma vez por semana.
Podem encontrar toda a gama Clarisonic à venda no site oficial da marca mas se estão com receio da alfândega, a loja Feelunique também tem e é mais seguro porque os envios são europeus. O preço é mais elevado mas não se corre o risco de ver a encomenda ficar retida.

Na verdade este não é um aparelho barato mas eu tive a sorte de encontrar um vendedor no eBay com alguns a preços razoáveis. Correu tudo bem na compra e o aparelhinho chegou cá a casa sem problemas de maior. Ainda por cima, a encomenda chegou por transportadora e não pelos Correios!

 O que vem na caixa:
- o Clarisonic, claro!
- uma escova de limpeza Sensitive
- o carregador (cuja ficha é americana, logo temos que usar um adaptador)
- um gel de limpeza Clarisonic em tamanho de amostra (que eu não uso, prefiro outros)









A utilização do Clarisonic é muito fácil, basta pressionar o botão e ir passando a escova levemente sobre a pele. Cada ciclo de limpeza dura 1 minuto e a bateria dá para 20 minutos, ou seja, 20 ciclos de limpeza. O carregador é magnético e para que a bateria fique completamente carregada deve deixar-se 24 horas ligado à corrente.

Depois de três semanas a utilizá-lo já consigo encontrar pontos forte e fracos no Clarisonic:

Pontos Positivos:
- consegue-se uma limpeza mais profunda;
- a pele está mais lisa;
- é prático porque pode ser usado no duche;
- devido ao temporizador, não nos excedemos, fazendo apenas uma exfoliação ligeira na pele;
- não deixa a pele irritada (mas isto pode dever-se à escova, que é para pele sensível).

Pontos Negativos:
- o preço, se não se encontrar um mais barato, como foi o meu caso;
- precisamos de um adaptador de corrente porque o carregador é americano;
- a bateria carrega completamente em 24 horas!!!

Posso afirmar que, apesar de estar super satisfeita com a compra, teria tido dúvidas se não tivesse descoberto este vendedor no eBay. O Clarisonic é um excelente apoio na limpeza diária da pele. Os efeitos dos produtos que usamos a seguir acabam por ser potenciados já que a pele os absorve melhor.
No meu caso particular, a pele melhorou imenso nas primeiras duas semanas de utilização e piorou na terceira, voltando a aparecer borbulhas como tinha anteriormente. Fiquei preocupada mas, ao que parece, é normal. É a pele a responder à limpeza profunda que exercemos nela, uma espécie de "purga". Estamos a eliminar as impurezas que a nossa pele já tinha antes e que estão agora a ser eliminadas.
Fiz algumas pesquisas online e várias pessoas referem ter passado pelo mesmo. Espero que passe depressa!!!



Neste momento já exite o Mia 2, com duas velocidades e um sinal sonoro que nos avisa do momento em que devemos passar para outra zona da cara (a marca aconselha 10 segundos em cada lado da face, 20 na testa e 20 no nariz e queixo).











2 comentários:

  1. oi. bacana seu post bem explicadinho. Eu vi uns preços bons no ebay tbm mas fiquei morrendo de medo de ser imitação até pela origem do pais China... será que são verdadeiros? vc saberia me dizer o vendedor q vc comprou?
    Outra pergunta: o sabonete para usar com ele pode ser qualquer um? e a higienização da escova? como faz? Obrigada! bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana, obrigada. Eu estou realmente convencida que o meu Clarisonic era imitação porque ele durou pouquíssimo tempo, começou a falhar e passados dois ou três meses deixou de funcionar. Quando fui tirar a escova, vi que o aparelho estava todo enferrujado... Não lhe aconselho esse vendedor por esse motivo e porque, quando o Clarisonic avariou, tentei contactá-lo várias vezes por email e pelo eBay e nada, nem uma resposta. O próprio eBay também não me deu grande ajuda porque já tinham passado os 30 dias em que eles actuam para nos ajudarem nestes casos.
      Acabei por comprar um verdadeiro na Sephora e estou muito contente com ele.
      O sabonete de limpeza que o Clarisonic traz, na verdade não o uso muito. Desde que não tenha grânulos, pode usar qualquer um.
      A limpeza da escova deve ser feita uma vez por semana, para não acumular bactérias. O melhor é desmontar a escova do aparelho, limpar tudo com algum produto suave, como sabonete líquido antibacteriano, e depois secar tudo muito bem. Também ajuda se, entre utilizações, conseguir manter o Clarisonic bem seco e limpo.
      Um beijinho

      Eliminar

Obrigada pela visita! ;-)