18 de fevereiro de 2016

Diário de uma pele marada #3 - Menos é mais

Dois mil e dezasseis entrou e a minha cara continuou com os problemas que já tinha no ano passado. Tenho tido a pele longe daquilo que gostaria mas, aos poucos, parece estar a querer recuperar.

Em Dezembro voltei a ter a zona da mandíbula e as bochechas cheias de borbulhas internas, daquelas dolorosas e visíveis a olho nu, pelo seu revelo na pele. Que raiva!

Tornei a analisar a minha rotina diária e comecei a fazer experiências: ora mudava o tónico, ora o produto com que desmaquilhava ou limpava a cara, o hidratante, o protetor solar, you name it...
Parei de usar a escova para poros do Clarisonic e cingi-me apenas à Cashmere, bem mais "simpática" para a pele.
Enfim, de tudo um pouco.

Depois, comecei a ler um pouco mais sobre estes problemas da pele e deparei-me com algumas opiniões sobre o excesso de passos na nossa rotina facial atual: demasiados produtos, pele sobrecarregada, etc, etc...

Em vez de continuar a alternar produtos, como tinha feito até então, eliminei algumas etapas que estava a cumprir escrupulosamente e comecei a usar menos produtos de cada vez.
Basicamente, de manhã comecei apenas a usar um produto de limpeza - nada de muito agressivo, já que a pele esteve a descansar durante a noite - seguido de um sérum hidratante e do creme de olhos e protetor solar. E mais nada. À noite, óleo desmaquilhante, gel de limpeza (dos que não fazem espuma), tónico esfoliante (noite sim, noite não), sérum hidratante (ou óleo facial) e, mais uma vez, creme de olhos e hidratante. Nas noites em que optava pelo óleo facial, não usava creme de noite, a não ser que sentisse a pele muito seca (e aí até preferia fazer uma máscara e dormir com o produto).

Tenho estado a escrever no passado mas a rotina continua a ser esta e não deve mudar tão depressa.
A crise de acne hormonal (ou lá o que é que lhe chamam) passou, tenho a cara com muito menos relevos e sem qualquer borbulha. Continua seca, com zonas a pelar - este frio também não está a ajudar - mas bem melhor ao toque e de aspeto.

As novidades seguem dentro de momentos...



4 comentários:

  1. Tenho uma amiga que também se queixava dessas borbulhas internas. Só começaram a passar mesmo com medicação. Mas o caso dela era verdadeiramente agressivo porque mais tarde explodiam e faziam ferida :( Parabéns pela melhoria na pele! Às vezes a pele precisa mesmo de respirar e de ter menos produtos :)
    Beijinhos ❤
    MY FASHION ODYSSEY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, não cheguei a esse ponto mas as minhas já eram tão dolorosas que nem quero imaginar como seria com essa tua amiga... É mesmo uma chatice que a pele nos "trate" assim, mesmo quando cuidamos dela.
      Obrigada pelo teu comentário
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Há cerca de seis meses passei por algo semelhante, no mesmo sítio. Comecei por mudar algumas coisas na minha rotina, mas os resultados não apareciam. e as borbulhas só apareciam naquele sitio! Achei o mesmo (demasiados produtos), embora no meu caso fosse mais por limpar demasiado a pele, mas como tenho um (extenso) historial de acne resolvi ir ao médico e Isotretinoína pra cima delas! Não é a solução mais agradável, mas foi o que teve que ser.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! ;-)