22 de janeiro de 2016

Menos é mais - a minha coleção "cápsula" de maquilhagem

Nos últimos dias de 2015, aproveitando que estava de férias, decidi dar uma arrumação no meu cantinho de maquilhagem: deitar fora produtos que já estivessem fora de validade e que apresentassem qualquer tipo de alteração que não me deixasse continuar a usá-los, separar produtos que não tivessem resultado comigo, me tivessem provocado alergia ou qualquer outra reação adversa, deixar tudo bem arrumado e organizado para entrar no novo ano com o pé direito e a maquilhagem "no ponto".

Claro que, com a quantidade de produtos que tenho, descobri preciosidades que não usava há muito, percebi que tenho bases em que não toco há demasiado tempo e fiquei com vontade de dedicar mais tempo a muita coisa que nem me lembrava que tinha.
Já tinha vagueado pelo Youtube e descoberto muita gente que passou de coleções gigantescas de maquilhagem e cosmética para "amostras" de ajuntamentos de produtos, bem mais pequenas e fáceis de gerir.

Eu, não estando em condições de me livrar de todos os meus queridos assim tão bruscamente, decidi dar-lhes uma oportunidade e lembrei-me de o fazer aos poucos. Nasceu assim a minha 1ª coleção cápsula!


Basicamente, o que fiz foi escolher vários produtos de todas as categorias de maquilhagem que tenho (base, corretor, sombras, batom, blush, etc, etc) e deixá-los à mão, nas minhas gavetas de acrílico que tenho no toucador. Já me apercebi que recorro muito mais vezes aos produtos que estão à vista do que aos que estão "enfiados" numa gaveta e, na correria das manhãs, é bem mais rápido ter poucos produtos por onde escolher, do que uma parafernália de coisas que, em momentos de pressa, só atrapalham.

Outra coisa a que me propus foi a de selecionar alguns produtos que, apesar de estarem quase a acabar, ainda por aqui andam, abertos já há demasiado tempo. 

Para estas primeiras semanas de janeiro escolhi estes produtos:

1ª gaveta: 3 bases com diversos acabamentos, corretores e pré-corretor (impossível viver sem isto, as minhas olheiras andam péssimas), dois pós compactos.
O corretor da Maybelline e o tom mais escuro do da Nars enquadram-se na categoria de "produtos abertos há demasiado tempo que precisam de ser terminados". O da Maybelline já nem tem esponja, de tão imunda que estava.

2ª gaveta: contorno, iluminador, bronzer em creme, pós finalizadores/ iluminadores e dois batons.

3ª gaveta: duas paletas de sombras, 2 sombras em creme e um gel para sobrancelhas.

4ª gaveta: blush em creme e em pó, bronzer e iluminador, batons e delineadores de lábios.

Nas divisórias que estão por cima das gavetas: 3 máscaras de pestanas, três lápis de olhos, dois produtos para sobrancelas, uma sombra em lápis e um CC Cream que não coube na gaveta.

Obviamente, não vou ser rigorosa ao ponto de me apetecer usar um produto que não esteja na seleção que fiz e não o usar apenas por essas razão, mas posso concluir que me maquilho muito mais depressa de manhã se estiver limitada a menos produtos.
Neste momento já estou um pouco cansada de algumas destas coisas e vou trocar alguns produtos, por isso vou tentar fazer posts sempre que introduzir alguma alteração.

Espero terminar algumas coisas com esta nova estratégia e vai ser uma forma de redescobrir produtos de que me tinha esquecido.


2 comentários:

  1. No verão quando estagiei num escritório tinha de me arranjar um pouco melhor e o tempo de manhã era mais curto. Fiz algo parecido contigo. Coloquei os produtos que queria num cestinho e todos os dias de manhã pegava no cestinho e maquilhava-me. Poupou-me imenso tempo do que estar a abrir e fechar gavetas e a vasculhar à procura do que queria usar.
    Agora voltando à faculdade tenho mais tempo de manhã e deixei um pouco essa prática de fora mas pretendo voltar a fazer. Poupa muito tempo precioso de manhã :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, mais do que ser mais rápida a maquilhar-me, esta seleção permitiu que me voltasse a "apaixonar" por alguns elementos da minha coleção que estavam completamente abandonados. Cada vez que mudamos de produtos, parece que andamos às compras! ;-)

      Eliminar

Obrigada pela visita! ;-)