6 de outubro de 2015

Mitos de beleza

Coisas que há quem tenha como verdades absolutas mas que não podem estar mais longe...


1- Se arrancar um cabelo branco, surgem mais no mesmo sítio -  nada disso, o que pode acontecer é nascer outro cabelo onde estava o outro que, por ser mais novo, parece mais grosso (contém mais queratina).

2- O shampoo para bebé deixa o cabelo macio e é ótimo para usar diariamente - sim, se fores... um bebé. Se não, procura um shampoo adequado ao teu tipo de cabelo e combina-o com um bom condicionador ou máscara de cabelo.

3- Usar maquilhagem todos os dias é mau para a pele - não, nem pensar. A não ser que usemos produtos caducados (isso sim é mau), o que faz mal é não retirar a maquilhagem da pele no final de cada dia. Igualmente mau é não limpar a pele (mesmo sem usarmos maquilhagem) antes de dormir, para eliminar sujidade, impurezas, oleosidade e todas as "porcarias" que tocaram na nossa pele ao longo do dia.

4- Certos produtos eliminam as pontas espigadas - ups, esta também não. Infelizmente, não há nada, a não ser uma boa tesourada, que elimine totalmente as pontas que já estão danificadas ou espigadas. Podem melhorar o aspeto do cabelo mas não sanam o problema.

5- Usar a lâmina para rapar os pelos, em vez de os arrancar com cera ou depiladora, torna-os mais fortes e grossos - parece que fica mais grosso por estar à superfície da pele mas, na verdade, os pelos têm a mesma espessura de sempre.

6- Tenho a pele oleosa por isso não posso usar óleo na minha cara - pode parecer estranho mas usar um óleo desmaquilhante ou um óleo facial quando se tem uma pele oleosa não a fará produzir mais oleosidade. Quando limpamos a pele em excesso e lhe retiramos todos os óleos naturais, a pele vai tentar compensar essa falta, como? Produzindo mais e mais óleo e deixando a pele ainda mais oleosa do que já era.

7- Escovar o cabelo 100 vezes deixa-o mais brilhante - escovar o cabelo, um pouco, ajuda a repartir o óleo natural que o couro cabeludo produz e isso deixa o cabelo mais brilhante. Escová-lo em excesso só enfraquece o folículo e pode partir o cabelo e isso nós não queremos que aconteça, certo?




1 comentários:

  1. Alguns mitos que por acaso já conhecia mas conheço pessoas que acreditam neles piamente! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! ;-)