26 de março de 2015

Vamos arranjar as unhas?

Uma das coisas que mais gosto de fazer ao final do dia é pintar as unhas. Farto-me depressa das cores e gosto de andar sempre a mudar. Nem sempre tenho tempo para todos os passos que aqui mostro mas, desde que disponha de 10 minutos, é o que basta para renovar a manicure.



Começo sempre por retirar o verniz antigo (é muito raro não ter as unhas pintadas) com um removedor com acetona (talvez por isso tenha as unhas algo fracas e amareladas) já que é o único que, na minha opinião, limpa mesmo tudo. 


Este removedor da Deliplus (a marca dos supermercados espanhóis Mercadona) é dos meus preferidos: bom e barato. Tira tudo, tudo.


Primeiro passo um disco de algodão por todas as unhas, para remover a maior parte do verniz.


Depois, mergulho cada um dos dedos num destes removedores de esponja, que chega a todos os cantinhos onde o algodão não consegue retirar tudo. Este em particular também é da Deliplus e é fantástico, eficaz e amigo da carteira.


Quando tenho tempo (e paciência) gosto de passar nas cutículas este produto, de que já tinha falado anteriormente, para as retirar, sem cortar. Acho mais suave e mais seguro.


Basta deixar actuar o produto na zona durante 15 segundos e empurram-se as cutículas para trás com este aparelho de tortura medieval acessório próprio. O meu é da Tweezerman e tem um lado que parece uma espátula, mais largo, e um mais preciso e arrendondado.




Depois, toca a limar tudo. Não tenho por hábito cortar as unhas, prefiro dar-lhes forma com a ajuda de uma lima de vidro. 


Tenho uma unha que está a escamar imenso e está super fraca por isso tenho passado este produto da Mavala - Endurecedor de Unhas -  na ponta de todas as unhas, porque costuma funcionar e deixá-las mais resistentes e saudáveis. É a marca que indica que só o devemos aplicar na ponta da unha e não em toda a superfície.



Vamos à última fase:


Antes de pintar as unhas, independentemente da cor, passo sempre uma base incolor antes, para proteger a unha (não é que me tenha valido de muito nos últimos tempos) e fazer com que o verniz se mantenha intacto por mais tempo.
Esta base da Jessica é hidratante e espero que me ajude neste problema da unha quebradiça. É muito bom, seca rapidamente mas não noto que hidrate assim tanto a unha. Preferia o da Essie mas não o consigo encontrar em lado nenhum à venda.


Finalmente, a parte divertida - a cor. Desta vez escolhi o Sole Mate, da Essie, que tem um pincel largo, facilitando a sua aplicação na unha. Gosto de "puxar" o verniz até à cutícula e pintar bem toda a unha.


Por essa razão, acabo por ter de recorrer a estes dois "ajudantes": uma caneta para corrigir os erros e um pauzinho para os detalhes mais minuciosos.


Mesmo que a fórmula do verniz seja bastante opaca, prefiro dar duas demão para que toda a unha fique bem uniforme. Primeiro passo o pincel no centro da unha.



Depois, num dos lados.


E no outro, para terminar. Mesmo com prática, acabo sempre por borrar num ou noutro sítio. 

A diferença de opacidade tem a ver com o facto de parte da unha já ter o verniz seco e outra não.

Com uma passagem só ainda vemos parte da unha.


Espero sempre uns minutos até que a primeira demão esteja seca. A segunda demão deixa as unhas completamente cobertas e com uma cor uniforme. 




Momento para os últimos retoques: coloco um pouco de removedor na tampa do frasco e vou limpando as áreas que ficaram borradas ou onde me possa ter enganado.

Apesar da caneta ter um líquido no seu interior próprio para estas correcções, prefiro "molhar" a ponta no removedor porque fica bem melhor. Esta, comprei-a no eBay e é tão barata que até dá vontade de rir. Cinco canetas destas custam menos que uma igual, da Essence (que já não é nada cara).


Para as zonas mais pequenas e que requerem mais pormenor, uso o pau, com ou sem algodão na extremidade, que me permite limpar a zona da cutícula. 



Último passo: o secante. Nada supera o Seche Vite. Tenho mais dois secantes que funcionam bem mas este não tem igual - garante unhas brilhantes e unhas prontas em segundos. Tem um problema, ou melhor, dois: não se vende em Portugal e espessa com facilidade. Em relação ao primeiro, podemos comprar Seche Vite no eBay ou na Maquillalia. Já o segundo, resolve-se com o Seche Restore, um "diluente" que faz com o Seche Vite volte a ficar mais fluído. Esse, consegue-se mais barato no eBay.


E pronto! Unhas brilhantes e impecáveis, em dez ou quinze minutos.



Parece muita coisa mas não é e quando se ganha prática, torna-se mais fácil, e mais rápido, fazer tudo certinho.


6 comentários:

  1. Olá!
    Amo essa cor de verniz!!! :) Também faço a minha própria manicure e pedicure (embora no inverno descure mais a segunda....) e acho que é uma questão de hábito (e gosto, claro)! Tenho dezenas de vernizes e de há dois meses para cá converti-me ao Séche Vite!!!! :) A nossa amiga C&C também já fez uma boa review do secante da Sally Hansen que eu por acaso também tenho ali para testar.
    Uso sempre base e mandei vir uma que faz-tudo-e-mais-alguma-coisa-e-trata-e-hidrata-e-mais-não-sei-quÊ da Sally Hansen! É que as unhas são porosas, tal como a pele e por muito cuidado que se tenha também desidratam e partem / lascam....
    O removedor uso um (super em conta!!) do LIDL! É o frasco rosa, pois o azul tem acetona e evito.... já basta os outros componentes "menos amigos" dos vernizes e bases.....
    Beijinho!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, provavelmente vou ter de alterar muita coisa na minha lista de produtos... Tenho que testar umas coisas da Sally Hansen. Se a C&C diz que é bom, eu experimento!!!! ;-D

      Eliminar
    2. Ohhh, bós soindes umas queridas!!
      Mas olha que eu acho que tu deves estar mesmo a precisar de mudar de base (e talvez de removedor, eu pelo-me de medo de acetona). Sabes que estou a usar o Nail Envy Dry And Brittle da OPI, que é caro como tudo, mas acho-o tão bom como o da Essie que foi descontinuado - o meu veio do Beauty Bay, numa promoção de leve-3-pague-dois mas como demorou quase dois meses a chegar, acabei por mandar vir, via eBay, uma Essie que nunca vi por cá, a Sensitivity, que diz ser adequada a unhas sensíveis (e foi baratinho). Eu, por exemplo, só posso usar bases fortalecedoras se elas não estiverem desidratadas e a escamar. Se não, é ainda pior...

      Eliminar
    3. Eu também acho mas, como durante muito tempo as minhas unhas me deram a ideia que aguentavam tudo e mais alguma coisa, acabei por ir usando estas coisas "menos boas". Já usei o Nail Envy normal, esse não conheço (a não ser que seja o mesmo mas julgo que não).
      O mais estranho é que só tenho uma unha a escamar, não percebo nada disto!

      Eliminar
  2. Eu uso o endurecedor da Kiss. Vende-se na Well's e é assim um milagre em 15ml.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! ;-)