13 de setembro de 2013

Como limpo os meus pincéis



Que termos bons pincéis é importante e ajuda na hora de nos maquilharmos, toda a gente sabe. O problema é que nem o mais caro e macio dos pincéis aguenta se não o cuidarmos de vez em quando. Já para não falar da nossa própria pele: aplicar maquilhagem no rosto, dias a fio, sempre com um pincel sujo, é terrível. Sujidade, pó, bactérias, tudo aquilo que andamos sempre a tentar que não entre em contacto com o nosso rosto, é o que mais prolifera em pincéis de pó, blush ou sombra.

Neste momento conseguimos encontrar no mercado marcas óptimas como a Sigma, Real Techniques, Zoeva ou Ecotools, com preços acessíveis e uma qualidade bastante aceitável. Claro que sabemos que os pinceis da Mac são super, hiper, mega espectaculares (nem todos mas pronto) mas a maioria das vezes não justifica pagar preços tão elevados quando temos alternativas muito boas, bastante mais baratas.

Por norma, a higiene dos meus pincéis passa por duas fases: uma, diária, que apenas serve para higienizar as ferramentas que usar na maquilhagem desse dia e que permite utilizá-los quase de imediato; outra, mais profunda, que faço quando tenho mais tempo (de quinze em quinze dias, mais ou menos) e que pressupõe que os pincéis fiquem a secar durante umas boas horas.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEia3tWKDpcKqxmh88Ln2qeASqkhcOVC90AHyHxGgiDKZxydxBc5D5p6jXVfAYYOk0rm3AV-OZ0xBlOs3Z-1B1CdRlMcfwRBCpdikbSGtG-0myUA3tfIgXWnJIKYI1m3FxGER_LegYb1Owcs/s400/mac+cleanser.jpg

Para a limpeza mais ligeira temos no mercado imensos produtos, mais ou menos acessíveis e, claro, mais ou menos eficazes na tarefa. Eu uso o Brush Cleanser da Mac que funciona muito bem e dura imenso tempo.
O que eu faço é passá-lo para um recipiente com pulverizador ( o do Brush Cleanser da Kiko, no meu caso, que não achei nada de especial) e borrifar as cerdas dos pincéis, passando-as por um pano limpo, que não deixe pelinhos nem resíduos.
Os pincéis não ficam só limpos. Como o Brush Cleanser tem álcool na sua composição, acaba por exercer uma acção desinfectante e antibacteriana.
Quando quero que os pincéis fiquem mesmo limpinhos mas sei que tenho tempo para os deixar secar e, também, que não vou precisar deles, uso os seguintes produtos:

- Sabonete de óleo de coco

http://www.mnn.com/sites/default/files/Kirk%27sSoap.jpg

Este sabonete é super suave e, apesar de ser de coco, não cheira a coco. Aliás, não cheira a absolutamente nada. É muito eficaz, deixa os pincéis mesmo limpos mas, ao mesmo tempo, com as cerdas macias. Não faz muita espuma e o melhor é que é muuuito barato e dura imenso tempo.
O que eu uso é americano mas acredito que se devem encontrar sabonetes deste género com relativa facilidade.


-Crème Lavante da Uriage

http://www.matroussapara.com/195-6059-thickbox/uriage-creme-lavante-soin-bebe.jpg


Eu sei que isto é de doidos! Este creme de banho, super suave, para lavar pincéis? Descubri, por acidente, que este produto é óptimo para os pincéis e deixa-os completamente novos quando, durante as férias, precisei de limpar dois pincéis e me lembrei que não tinha nada para o fazer.
Apenas o uso esporadicamente porque, a 23/ 24€ a embalagem de 500ml, mais vale comprar pincéis novos (estou a brincar - mas não sai barato)!
Atenção, o shampoo Johnson's para bebés também faz bem o trabalho, o único ponto negativo é que faz imensa espuma (temos que perder muito tempo a enxaguar bem os pincéis) e deixa-os um pouco ásperos. Usava-o antes de descobrir o sabonete de coco.


O que eu costumava fazer era usar também o condicionador em spray depois da lavagem e isso já os deixava mais macios. Ainda assim, prefiro o sabonete. Faz tudo num só passo e é mais prático.


Sei que agora há luvas de borracha que ajudam na limpeza dos pincéis, como a da Sigma, mas nunca experimentei a sua eficácia. Também vi que algumas gurus encontraram umas idênticas na Loja do Gato Preto, mais baratas e igualmente eficazes.
Provavelmente algumas de vocês terão os vossos próprios métodos. Alguma sugestão?

 Imagens: google.com















0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita! ;-)